Dano

Fachada de vidro de prédio é quebrada por homem em Niterói; vídeo

Prejuízo estimado é de R$ 9 mil, segundo o síndico

 

Um homem foi flagrado dando chutes e quebrando vidraças da fachada de um condomínio residencial em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, na manhã deste sábado (16).

O prejuízo estimado é de R$ 9 mil, segundo o síndico do prédio, que fica localizado na rua Lemos Cunha. O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí).

  • Fachada de vidro de prédio é quebrada por homem em Niterói; vídeo
  • Fachada de vidro de prédio é quebrada por homem em Niterói; vídeo
  

O crime de dano foi feito em três momentos: às 5h58, 7h14 e 8h54, de acordo com registros feitos por câmeras de segurança.   

Após quebrar o vidro pela terceira vez, o acusado foi contido pelo porteiro do prédio. O homem foi levado pelo síndico até a delegacia, que fica perto do edifício, sendo liberado em seguida.

  

"Eu fui na delegacia, fiz o boletim de ocorrência e a polícia não pode fazer nada. Fez o registro e liberou o meliante. Ele estava sob efeito de droga. Eu quero chamar atenção das autoridades", conta o síndico, que prefere não se identificar.

Segundo o representante do condomínio, é comum usuários de drogas protagonizarem situações parecidas na região. 

"Ele cismou com o prédio. Na delegacia, ele conseguiu falar o nome dele e o policial achou a ficha criminal e ele já tem passagem por lesão corporal. Mas ele está muito drogado, e além da droga, aparenta ter problema psiquiátrico", narrou.

  

Procurada, a Prefeitura de Niterói detalhou as ações que realiza com a população de rua na cidade. E ressaltou que em casos de crimes como depredação ou furtos, por exemplo, a polícia precisa ser acionada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) a cidade possui uma rede de atendimento para população em situação de rua que conta com equipes de abordagem social especializada, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e cinco unidades de acolhimento (abrigos).

As equipes da secretaria atuam com as abordagens sistemáticas e rotineiras nos locais de maior concentração de população em situação de rua.

"É importante ressaltar que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. O Centro Pop é a porta de entrada para os serviços da secretaria e fica na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro. Nas unidades de acolhimento, as pessoas recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil", explicou.

O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. A Secretaria Municipal de Saúde possui o dispositivo Consultório na Rua, que presta atendimento para a população em situação de rua.

A equipe multiprofissional reúne médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, agentes sociais, redutores de danos e motorista. Com apoio de um veículo, atuam de forma itinerante nos locais onde se concentram essas pessoas, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas com a rede de Saúde.

Através do Consultório na Rua, o usuário de drogas pode ser encaminhado para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Álcool e Drogas, onde terá acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para lidar com o vício.

A Polícia Civil disse que diligências estão em andamento para esclarecer todos os fatos.

< Protetores de animais de Maricá recebem 1º pagamento do 'Mumbucão' A fila andou! Saiba quem é a nova namorada Sérgio Cabral <